As bases da Neuropsicopedagogia são: Neurociências, Psicologia e Pedagogia. Embora a NPp estuda as funções e estrutura do cérebro, ela tem como base a aprendizagem. É a ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos das neurociências aplicadas à educação.

               O Neuropsicopedagogo deverá atuar com uma equipe multidisciplinar em consultórios, clínicas, hospitais, postos de saúde e etc., fará avaliação e intervenção individual com crianças, adolescentes e portadores de dificuldades de aprendizagem; e poderá aplicar testes e escalas padronizadas além da observação clínica lúdica e do material para elaboração de hipóteses. Atua também em escola, junto com a equipe técnica, visando à construção do Projeto Pedagógico e das orientações de estudos de prevenção da qualidade de vida e da educação; fará triagens para encaminhamento dos alunos com necessidades especiais aos profissionais de saúde, quando necessário, promoverá oficinas pedagógicas; e, por meio de programa de PEI, fará análise escolar em relação ao desenvolvimento motor, cognitivo, mental e comportamental, bem como criar estratégias para ensino - aprendizagens.
               Os direitos dos autista no Brasil são: atendimento prioritário; inclusão escolar; educação profissionalizante e inserção no mercado de trabalho; isenção de impostos para a aquisição de veículos, e etc. Os direitos que competem aos deficientes são: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade quais outras formas de discriminação.
               A sala de recurso é um espaço organizado com equipamentos de informática, ajudas técnicas, materiais pedagógicos e mobiliários adaptados para atendimento às necessidades e educacionais especiais dos alunos. Somente os profissionais que participarem dos cursos de formação para o atendimento ao AEE podem atuar na área. Para a elaboração do PPP, é necessário que haja um levantamento das necessidades da comunidade, dos cursos profissionalizantes oferecidos para promover progresso e desenvolvimento de acordo com as necessidades da região e da comunidade. A equipe escolar também deve participar da elaboração do Projeto Pedagógico. O PDE é o plano estratégico, o qual define a natureza da escola, a missão, visão, valores, finalidade, objetivos gerais, estratégias que serão adotadas para alcançar os objetivos, quais recursos pretende utilizar, quais são os planos de melhorias para a escola.
               Os princípios éticos orientam a formação e a atuação profissional, também fundamentam a imagem técnica profissional do Neuropsicopedagogo. O código de ética Técnico Profissional é um instrumento norteador da Neuropsicopedagogia de forma ampla e aplica-se a todos os associados da SBNPp até que a profissão seja regulamentada, sendo que este documento será anexado ao projeto de Lei, na relação descritiva de trabalho legítimo e de importância na responsabilidade com a sociedade. Os documentos com as informações obtidas com ou sobre o paciente são arquivados no prontuário.
               O hospital tem a guarda destes documentos, é seu fiel depositário, com a finalidade de preservar o histórico de atendimento de cada paciente. Resguardar a privacidade do beneficiário, preservando a identidade dele nos relatos, e discursões feitas a título de exemplos e estudos de casos, a menos que envolva casos judiciais e que intimado a depor perante autoridade jurídica. Artigo 65 protege o caráter confidencial das informações do cliente, registradas ou produzidas por diversos meios (áudios, vídeos, textos, imagens plásticas etc.). A divulgação com científicos será condicionada à autorização prévia do cliente ou responsável, sempre que identifique o cliente.

Clesia Barros
Neuropsicopedagoga